Palhaça JUBINHA

Palhaça JUBINHA

A Palhaça JUBINHA nasceu no dia 12 de outubro de 1995 no Shopping D (São Paulo) … lembro até hoje de todos os detalhes … estava no camarim com um palhaço (que um dia se tornou um grande mestre), estava tremendo e fazendo minha maquiagem (ainda a tradicional e pastosa maquiagem de palhaço) ele simplesmente olhou para mim e disse: “você não vai bater talco?” e eu respondi um tremido “oi” … ele continuou: “se você bater talco a maquiagem fica seca, dura mais e fica mais suave, deixa eu te mostrar” pegou um pano encheu de talco de bebê Johnson, pediu para eu fechar os olhos e não respirar, e colocou o pano cheio de talco no meu rosto, depois começou a bater para tirar o excesso … e a maquiagem realmente ficou linda, depois ele completou “todo palhaço tradicional faz isso para a maquiagem durar” … ele pegou sua bengala de palhaço e foi andando como Charlie Chaplin para o palco e disse para eu segui-lo após uns 10 minutos. Naqueles 10 minutos me deu pânico… pensei tanta coisa: “preciso pensar na voz que vou fazer para a Palhaça JUBINHA?…, qual a forma de andar?…, que brincadeira farei para a primeira criança que eu ver…? e se a criança chorar…? … ai ai meu Deus preciso fugir daqui !!!” rsrsrs …

Palhaça JUBINHA
Palhaça JUBINHA

Saí do camarim timidamente, andando suavemente e uma menininha de uns 3 anos me viu e disse: “Olha mamãe” e a mamãe respondeu: “Que linda filha!! uma palhacinha” (modéstia à parte a Palhaça JUBINHA sempre foi linda e eu também… kkk) …e elas vieram a mim, minhas pernas tremiam, eu toda tremia e a menininha perguntou meu nome, tentei fazer uma voz divertida e disse “JUBINHA”, a menininha me deu a mão e me beijou e foi embora toda feliz … eu sai andando por aquele corredor do shopping, emocionada e com lágrimas nos olhos de felicidade, mas não pude deixar rolar, pois iria borrar a maquiagem … e senti “PRONTO ESTÁ FEITO: A PALHAÇA JUBINHA ACABOU DE NASCER” … senti uma força dentro de mim que meus passos se tornaram seguros e descobri que iria ser a Palhaça JUBINHA para sempre.

Cheguei no palco e lá tive de auxiliar dois palhaços nas suas sketes (cenas curtas de circo) e interagir com as crianças sentadas na frente do palco e depois da apresentação fazer maquiagem artística nas crianças, por ser dia das crianças estava lotado e teve a até reportagem de TV (eita !! comecei a tremer de novo com aquela câmera de TV me filmando fazendo maquiagem).

Palhaça JUBINHA
Palhaça JUBINHA

Mas enfim… tudo começou quando eu Cintia FLoripedes (nome falso, usado como disfarce) era auxiliar de escritório e fiz vários cursos de teatro e canto coral. Em um desses cursos minha professora era circense e precisava de maquiadores para um evento no Shopping D, fiquei louca de vontade, logo quis aprender, estreitamos amizade e comecei a ir na casa dela para aprender maquiagem e já fui me envolvendo no mundo do circo, quis aprender malabares também e logo virei ajudante dela, auxiliava nas aulas de teatro, circo, sonoplastia, figurinos, fazendo parte das produções dos eventos e com isso a Palhaça JUBINHA foi crescendo e se apresentando cada vez mais:

  • Shopping D (SP)

  • Shopping SP MARKET (SP)

  • Circo Escola Picadeiro

  • OZ Academia Aérea de Circo (Projeto SESC Verão Taubaté (SP) e SESC Bertioga)

  • Shopping Ibirapuera (SP)

  • Shopping de Santos (Santos)

  • Shopping Plaza Santo André – Loja Nôa Nôa (Santo André)

  • Shopping do Coração (SBC)

  • Pimenta Produções e eventos (Show de palhaços, maquiagem e escultura em balão)

  • Co-produção e sonoplastia em oficinas de teatro e circo (SBC/SP)

  • Eventos em empresas (Empresa em Cambui (MG)/ Campinas (SP)/ Itu (SP) com Amerci produções e eventos.

  • Projeto Mixto Brasil (Projeto Verão SESC do Carmo)

  • Apresentação como Partner do Palhaço Picolino e BananaVal (SESC Pompéia)

  • Apresentação e malabares Palhaça Jubinha (EMEB SBC – pela PMSBC)

  • E muitos outros lugares.

Um dia passando na frente de uma banca de jornal vi uma revista de maquiagem (Pintacaka com o Palhaço BOTÃO) comprei para aprender alguma maquiagem nova que eu ainda não tinha no meu repertório, e li que era um palhaço de São Bernardo do Campo, logo quis entrar em contato, liguei, conversei com a D. Carmen e marquei um horário, cheguei lá toda tímida (pois a Cintia é MUITO TÍMIDA E TEM ATÉ UMA CARINHA FECHADA) entreguei um currículo da minha vivência profissional e até fiz um golfinho na minha mão para mostrar “como eu era boa na maquiagem” … rsrsrs … lembro que eles adoraram e o Botão muito sério e sem abrir muito espaço disse: “É muito bom, qualquer coisa te ligamos, quem sabe podemos fazer algum trabalho juntos, boa sorte” e a D. Carmen logo disse: “Ela é ótima vamos te ligar sim” … isso foi em 2004 e quando encenamos a primeira vez juntos foi alegria das duas partes (Jubinha e Botão/ Botão e Jubinha – foi muuuuitoooooo legal) pois a Palhaça JUBINHA se acha cantora e ADORAAAAAA ROBERTO CARLOS e logo começou a cantar “QUEROSMENE” ou seja: “Tanto tempo longe de você “QUEROSMENE lhe falar…”.

Palhaça JUBINHA
Palhaça JUBINHA

 

Ah!! O nome “Jubinha” veio de um dia de chuva e garoa em que eu esta indo ensaiar uma peça infantil de teatro e disse para meu amigo: “preciso pensar num nome de palhaça para mim”, ele me levou até o espelho e me falou: “tá na cara” com esse cabelo armado que você tem só pode ser “Palhaça JUBINHA”.

E é isso … ”isso é tudo pessoal” … sempre quis dizer essa frase dos desenhos Looney Tunes.

clique aqui e confira mais fotos dessa nossa grande amiga!

Snif… vou ali chorar um rio e já volto… que história linda, emocionante… snif…

Um abraço. Palhaço BOTÃO